"Somos o que fazemos, mas somos principalmente o que fazemos para mudar o que somos" (E.Galeano)

A Agência Europeia para o Desenvolvimento da Educação Especial é uma organização autónoma e independente, apoiada pela Comissão Europeia e pelos Estados Membros que têm representação nos respetivos órgãos de gestão, funcionando como plataforma de colaboração europeia no âmbito das NEE.
É responsável por diversas áreas, com a elaboração de relatórios e documentos orientadores, onde expõe temas como a intervenção precoce, respostas da Educação Especial na Europa, apoio ao professor, financiamento da Educação Especial, tecnologias de informação e comunicação, transição da escola para o emprego, princípios chave da Educação Especial, educação inclusiva e práticas na sala de aula.
A produção de trabalho da Agência são determinadas pelo Conselho de Representantes cujos membros são nomeados pelos Ministérios da Educação dos países participantes, que suportam financeiramente a Agência – Alemanha, Áustria, Bélgica, Chipre, República Checa, Dinamarca, Estónia, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Islândia, Irlanda, Itália, Lituânia, Letónia, Luxemburgo, Holanda, Noruega, Polónia, Portugal, Espanha, Suécia, Suíça, Reino Unido (e, como observadores – Malta, Eslováquia e Eslovénia).
A Agência Europeia trabalha em estreita colaboração com outras organizações chave, nacionais e internacionais quer na área das NEE, quer em programas suplementares dentro do quadro da U.E., O.C.D.E., UNESCO, Conselho Europeu, Conselho Nórdico e outros corpos internacionais.
Link da European Agency: http://www.european-agency.org/
A UNICEF (Fundo das Nações Unidas) criado em 11 de Dezembro de 1946, é uma agência das Nações Unidas destinado para a promoção e defesa dos direitos humanos das crianças, ajuda a dar resposta às suas necessidades básicas e contribui para o seu pleno desenvolvimento.
A UNICEF é responsável pela Convenção sobre os direitos humanos e concentra-se para que esses direitos se convertam em princípios éticos e em códigos de conduta internacionais para crianças.
Esta agência colabora com os governos nacionais e organizações locais em programas de desenvolvimento a longo prazo nos setores de saúde, educação, nutrição, água e saneamento e também em situações de emergência, seja para defender as crianças vítimas de guerra ou de catástrofes.
A UNICEF trabalha em 158 países no mundo inteiro em que a princípal preocupação são as crianças!
A UNICEF intervém de forma prioritária em:
-
Sobrevivência e desenvolvimento infantil;
-
Educação básica e igualdade de gênero;
-
VIH/SIDA e as crianças;
-
Proteção infantil;
-
Promoção de políticas e alianças.
Razões para ajudar a UNICEF:
A UNICEF tem um grande significado para milhões de crianças de todo o mundo... Pois é com a ajuda da UNICEF que as crianças têm cuidados de saúde, vacinação, educação, nutrição, proteção contra abusos, violência e guerra, é uma questão de presente e futuro, e por vezes de vida ou de morte. E são estas contribuições voluntárias(donativos) que muitas das vezes salvam a vida destas crianças, de que tanto precisam da nossa ajuda!
A UNICEF luta pela construção de sorrisos! :)

UNICEF- Moçambique
Documento interessante:

A UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) fundou-se a 16 de Novembro de 1945 com o objetivo de contribuir para a paz e segurança no mundo por meio da educação, ciência, cultura e comunicações.
No que diz respeito à educação, esta organização tem como objetivo reduzir o analfabetismo no mundo. Para isso financia a formação de professores, e cria escolas em regiões de refugiados. A UNESCO atua em busca da educação para todos, com vista em novos desafios éticos e sociais, promovendo assim a diversidade cultural, construindo sociedades inclusivas através da informação e comunicação.

África Subsaariana
Campanha criada pela Agência África para promover os valores de sustentabilidade defendidos pela UNESCO.
Link do site da UNESCO: http://en.unesco.org/
Incluir é Educar