"Somos o que fazemos, mas somos principalmente o que fazemos para mudar o que somos" (E.Galeano)
Educação Especial no Pré Escolar

Modelo Curricular para crianças com NEE
Nas Orientações Currículares para o Pré Escolar (1997) estão expostos diversos objetivos gerais pedagógicos:
-
"Promover o desenvolvimento pessoal e social da criança com base em experiências de vida democrática numa perspectiva de educação para a cidadania;
-
Fomentar a inserção da criança em grupos sociais diversos, no respeito pela pluralidade das culturas, favorecendo uma progressiva consciência como membro da sociedade;
-
Contribuir para a igualdade de oportunidades no acesso à escola e para o sucesso da aprendizagem;
-
Estimular o desenvolvimento global da criança no respeito pelas suas características individuais, incutindo comportamentos que favoreçam aprendizagens significativas e diferenciadas;
-
Desenvolver a expressão e a comunicação através de linguagens múltiplas como meios de relação, de informação, de sensibilização estética e de compreensão do mundo;
-
Despertar a curiosidade e pensamento crítico;
-
Proporcionar à criança ocasiões de bem estar e de segurança, nomeadamente no âmbito da saúde individual e colectiva;
-
Proceder à despistagem de inadaptações, deficiências ou precocidades e promover a melhor orientação e encaminhamento da criança;
-
Incentivar a participação das famílias e estabelecer relações de efectiva colaboração com a comunidade."
"O respeito pela diferença inclui as crianças que se afastam dos padrões "normais", devendo a educação pré-escolar dar resposta a todas e a cada uma das crianças. Nesta perspectiva de "escola inclusiva",a educação pré-escolar deverá adoptar a prática de uma pedagogia diferenciada, centrada na cooperação, que inclua todas as crianças, aceite as diferenças, apoie a aprendizagem, responda às necessidades individuais.
O conceito de "escola inclusiva" supõe que o planeamento seja realizado tendo em conta o grupo. este plano é adaptado e diferenciado de acordo com as características individuais, de modo a oferecer a cada criança condições estimulantes para o seu desenvolvimento e aprendizagem. Pela sua referência ao grupo, vai mais longe que a perspetiva de integração que admitia a necessidade de planos indivíduais e específicos para as crianças "diferentes". Assim, mesmo as crianças diagnosticadas como tendo "necessidades educativas especiais" são incluídas no grupo e beneficiam das oportunidades educativas que são proporcionadas a todos.
As condições que se consideram necessárias para a existência de uma "escola inclusiva" tais como, o bom funcionamento do estabelecimento educativo, o envolvimento de todos intervenientes - profissionais, crianças, pais e comunidade - a planificação em equipa, são aspetos a ter em conta no processo educativo a desenvolver na educação pré-escolar."
A resposta que a educação pré escolar deve dar a todas as crianças organiza-se:
"Tendo em vista a sua plena inserção na sociedade como ser autónomo, livre e solidário"
Um dos objectivos da educação pré-escolar é contornar e alterar as conceções sobre inadaptações, deficiências ou precocidades, promovendo a melhor orientação e encaminhamento da criança.
Com a intenção de garantir a oferta de uma escola inclusiva, definiram-se condições organizacionais, metodológicas e de gestão dos apoios educativos para a educação das crianças com necessidades educativas especiais.
Estas ideologias proporcionam aos educadores de infância um vasto conhecimento sobre modelos curriculares que pertencem à rede pública ou privada, e que lhes permite autonomia sobre atividades pedagógicas, de acordo com os diversos modelos:
-
Pedagogia de Projecto: resulta de motivações concretas, associadas à realidade social e admite um plano de acção construído pelas crianças com a educadora, que coordena. É aplicável num plano flexível e aberto, tendo como objectivos fundamentais o desenvolvimento da sensibilidade, da imaginação criadora, da autonomia e socialização da criança.
-
Movimento da Escola Moderna: baseado nos trabalhos de Freinet e Vygotsky, pressupõe uma organização cooperativa de classe. As crianças organizam-se em função dos interesses, trabalhando individualmente ou em grupo. O educador promove a livre expressão individual, dentro de um espírito de entreajuda e cooperação.
-
Método João de Deus: consiste em aprendizagens nos domínios da leitura, da escrita e da aritmética, de acordo com um plano previamente estruturado de trabalho, com o objectivo de preparar a criança para a escola. O educador situa-se na linha de uma pedagogia directiva, tendo em vista o desempenho e sucesso escolares da criança.
-
Currículo de Orientação Cognitiva: fundamenta-se nas teorias de desenvolvimento de Piaget e adequa-se numa pedagogia activa. A criança aprende fazendo. As actividades desenvolvem-se num ambiente organizado por áreas, onde as crianças podem fazer a sua escolha. O/A educador(a) tem o papel de incentivar e de promover a acção.
-
Pedagogia de Situação: influenciada nas pedagogias não directivas. O/A educador(a) pode também seguir práticas indiferenciadas, não identificadas com um método específico. Os educadores devem partir do que a criança já sabe e valorizar os seus saberes como fundamento de novas aprendizagens, bem como estimular a participação de todas as crianças.
Documento "Orientações Curriculares para a Educação Pré Escolar":
Incluir é Educar