"Somos o que fazemos, mas somos principalmente o que fazemos para mudar o que somos" (E.Galeano)
Síndrome de Asperger

A Síndrome de Asperger (SA) foi mencionada pela primeira vez, em 1920, por um Neurologista Russo, Schucharewa, como sendo uma perturbação da personalidade do tipo esquizóide (consiste num individuo que manifesta um padrão persistente de afastamento das relações sociais e uma paleta restrita da expressão emocional em situações de interactividade). Mais tarde, em 1944, Hans Asperger, um Pediatra Austríaco, relatou vários casos de “psicopatia autística infantil”. Já em 1981, a pedopsiquiatra britânica L. Wing denominou esta perturbação como sendo Síndrome de Asperger, em homenagem a Hans Asperger.
Síndrome de Asperger é um transtorno do espectro autista, diferencia-se do autismo clássico pelo fato do portador ter fala compreensível, isto é, a fala é utilizada enquanto instrumento para receber e transmitir mensagens aos outros. Muitas vezes o portador da síndrome é extremamente inteligente e ambicioso, mas também tímido, calado, severo e bastante racional, avalia todas as situações com a razão chateando-se por vezes com coisas que a maioria das pessoas despreza por ser algo insignificante. Alguns estudiosos afirmam que grandes personalidades da História possuíam fortes traços da síndrome de Asperger, como os físicos Isaac Newton e Albert Einstein, o compositor Mozart, os filósofos Sócrates e Wittgenstein, o naturalista Charles Darwin, os renascentistas Leonardo da Vinci e Michelangelo, os cineastas Stanley Kubrick e Andy Warhol, o xadrezista Bobby Fischer, o cantor e compositor Michael Jackson, o músico Derek Paravicini, Lionel Messi, além de autores de diversas obras literárias, como no caso de J. R. R. Tolkien e Mark Haddon.
Algumas características dos aspies são:
-
dificuldade de interação social e inaptidão social generalizada;
-
dificuldades em processar e expressar emoções (este problema leva as outras pessoas ao afastamento, por pensarem que o indivíduo não sente empatia) - poucas expressões faciais ou gestos;
-
interpretação muito literal da linguagem (linguagem peculiar) - sem atrasos;
-
dificuldade com mudanças em sua rotina e com pessoas desconhecidas, ou que não veem há muito tempo, comportamentos estereotipados;
-
gosto por actividades repetitivas;
-
interesses especiais circunscritos e boa capacidade de memorização;
-
fraca coordenação motora, com aspecto e porte peculiares e alguns movimentos estereotipados.
A condição parece ser mais comum em homens do que em mulheres (Culmine, Leach e Stevenson, 2006). Embora as pessoas com síndrome de Asperger tenham geralmente dificuldade com relações sociais, muitos têm inteligência acima da média. Eles podem-se destacar em áreas como programação de computadores e ciência. Não há nenhum atraso no seu desenvolvimento cognitivo, na capacidade de cuidar de si mesmos ou na curiosidade que sentem acerca seu ambiente.
Causas:
“São desconhecidas a causa do síndroma, o mais provável é serem um conjunto de factores de desencadeamento, sendo que qualquer um deles, registado num determinado momento e numa dada sequência de circunstâncias, pode dar origem à síndroma de Asperger.
FACTORES QUE PODEM DESENCADEAR PERTURBAÇÕES NO ESPECTRO DO AUTISMO:
DISFUNÇÃO CEREBRAL → ESPECTRO DO AUTISMO: Biológica; Gravidez/Parto; Neuroquímica; Neurológica;”
(Cumine, Leach e Stevenson, 2006)
Diagnóstico:
Geralmente é diagnosticada por volta dos 7, 8 anos, contudo no pré-escolar já se verificam alguns indícios, o que acontece nesta altura é que é diagnosticado como sendo uma outra perturbação. Sendo o mais comum, o diagnostico de autismo clássico, dai muitas vezes os diagnósticos serem revistos aos 8 anos.
Segundo Antunes (2009), existem sinais de alerta que permitem diagnosticar a partir dos 18 meses de idade se o individuo tem SA, que são: o atraso da linguagem, a linguagem idiossincrática, a pouca utilização de gestos com intenção comunicativa, comportamentos repetitivos, o isolamento, a indiferença à chamada, a pobreza de jogo simbólico e dificuldades alimentares.
Sites interessantes:
- Síndrome de Asperger: http://maisinclusao.wordpress.com/necessidades-educativas-especiais/asperger/
Depoimento de um portador da Síndrome de Asperger sobre seu modo de ver, compreender e interagir com o mundo - video em ingles com legenda em português.
Incluir é Educar