"Somos o que fazemos, mas somos principalmente o que fazemos para mudar o que somos" (E.Galeano)
Caros seguidores, deixo aqui exposto algumas propostas de vídeos/filmes sobre várias temáticas contextualizadas com a Educação Especial. Temas como inclusão; igualdade de direitos; deficiências; altas habilidades/sobredotados.

Curta-metragem
Título: Aprender a aprender
Palavra-chave: Incluir é Educar
Resumo:O curta metragem me fez refletir muito sobre alguns pontos como, por exemplo, a importância do professor na vida do aluno, a influência que ele (o professor) exerce sobre as consequências do aprendizado e também o esforço, as tentativas que o aprendiz necessita realizar para chegar a um resultado.
Curta-metragem da Pixar
Título: Festa nas Nuvens
Palavra-chave: Incluir é Educar
Resumo: Trata-se de uma reflexão sobre a diferença.
Da série Dharmalog para Crianças (e também para adultos): "Festa nas Nuvens" (Partly Cloudy) é um curta de animação de 5 minutos da Pixar Animation Studios (lançado originalmente na abertura do filme "Up! Altas Aventuras", também da Pixar, de 2009) que diverte e inspira pela história entre o pássaro Peck e a nuvem Gus, que, juntos, devem criar e entregar bebês de todas as espécies do mundo animal no planeta Terra. Outras nuvens entregam bebês mais "normais", enquanto a missão de Peck é especialmente delicada pois os bebês são de espécies um pouco mais difíceis -- como jacaré, carneiro e porco-espinho. A sutileza da comunicação entre os dois, o senso de missão e companheirismo se destacam nessa história aparentemente apenas divertida do estúdio que criou Vida de Inseto, Monstros, Up!, Wall-E e a série Toy Story, e ganhou 27 Oscars até agora.
Curta-metragem
Tema: Inclusão
Filme de: Rogério Weikersheimer
Palavra-chave: Incluir é Educar
Resumo: O filme é sobre uma pequena bola vermelha / amarela que tenta fazer amigos, mas é rejeitado por causa de sua cor, forma e padrão. O filme conta uma história de uma bolinha que tenta relacionar-se, porém é rejeitada por ser de cor.
URL: https://www.youtube.com/watch?v=_KWUhZyzhIQ
Curta-metragem sobre a deficiência que deixa a mensagem de que a sociedade inclusiva traz felicidade.
Palavra-chave: Incluir é Educar
URL: https://www.youtube.com/watch?v=ChwWWCDzK6k
Filme
Título: A Cor do Paraíso
Palavra-chave: Incluir é Educar
Resumo: Este é um dos mais bonitos e emocionantes filmes dos últimos tempos. Uma produção iraniana que recebeu muitos prêmios mundo afora. A Cor do Paraíso narra a comovente história de Mohammad, um menino cego que mora numa escola para deficientes visuais e que, nas férias, volta para seu vilarejo nas montanhas, onde convive com as irmãs e sua adorada avó. O pai, que é viúvo, se prepara para casar novamente. Mohammad é um garoto muito vivo, que tem uma enorme sensibilidade. Seu jeito simples de "ver o mundo" é uma lição de vida.
Filme
Título: Somos Todos Diferentes
Palavra-chave: Incluir é Educar
Resumo: O filme conta a história de uma criança que sofre com dislexia e custa a ser compreendida. Ishaan Awasthi, de 9 anos, já repetiu uma vez o terceiro período (no sistema educacional indiano) e corre o risco de repetir de novo. As letras dançam em sua frente, como diz, e não consegue acompanhar as aulas nem focar sua atenção.
FIlme
Título: A História de Ron Clark "O Triunfo"
Tema: Igualdade; Inclusão.
Palavra-chave: Incluir é Educar
Resumo: Matthew Perry é um jovem professor impaciente, porém talentoso, que deixa sua casa na zona rural da Carolina do Norte para se aventurar a dar aulas nas escolas de Nova York. Enquanto luta para manter seu otimismo ao se defrontar com um obstáculo após o outro, ele desistirá de tudo para retornar à sua casa com o rabo entre as pernas, ou realizará sua ambição e transformará o futuro de alguns dos mais difíceis e vulneráveis garotos da cidade?
Filme
Nome: O Garoto Selvagem
Palavra-chave: Incluir é Educar
Resumo: filme francês de 1970, do gênero drama, dirigido por François Truffaut e baseado em livro de Jean Itard (1774-1838), um médico psiquiátrico francês que se torna responsável pela educação de uma criança selvagem. (wikipedia)
Filme
Nome: Meu filho meu mundo
Palavra-chave: Incluir é Educar
Resumo: Quando nasceu, Raun era um saudável e feliz bebê. Com o passar dos meses, seus pais começam a observar que havia alguma coisa estranha com ele, sempre com um ar ausente. Um dia vem a confirmação do que suspeitavam, Raun tinha autismo. Decidem então penetrar no mundo da criança, acreditando que somente o milagre do amor poderia salvá-lo. O filme conta a história da criação do programa Son-Rise para tratamento de crianças com autismo, uma terapia criada por pais e leigos.
Meu Filho, Meu Mundo (Son-Rise: a Miracle of Love) é um filme estadunidense de 1979, do gênero drama, dirigido por Glenn Jordan.
Filme
Nome: De Porta em Porta
Palavra-chave: Incluir é Educar
Resumo: Retrata uma pessoa com uma deficiência física.
Filme
Nome: Uma Mente Brilhante
Palavra-chave: Incluir é Educar
Reumo: BASEADO EM UMA HISTÓRIA REAL:
John Nash é um matemático prolífico e de pensamento não convencional, que consegue sucesso em várias áreas da matemática e uma carreira acadêmica respeitável. Após resolver na década de 1950 um problema relacionado à teoria dos jogos, que lhe renderia, em 1994, o Prémio de Ciências Económicas em Memória de Alfred Nobel (não confundir com o Prémio Nobel), Nash se casa com Alicia. Após ser chamado a fazer um trabalho em criptografia para o Governo dos Estados Unidos, Nash passa a ser atormentado por delírios e alucinações. Diagnosticado como esquizofrênico, e após várias internações, ele precisará usar de toda a sua racionalidade para distinguir o real do imaginário e voltar a ter uma vida normal assim como seus amigos.
Incluir é Educar